E. E. Professor José Hugo Guimarães - 46 Anos

" É muito importante que todos nós referendamos de modo especial nossa escola, neste 30 de abril de 2010.
De modo especial, hoje, porque é seu aniversário; pois no dia-a-dia já vivenciamos plenamente o seu lema 'FAMÍLIA ESTADUAL CRESCENDO E AJUDANDO A CRESCER.' "

Uma escola, como família, não significa ausência de conflitos, é claro que sempre deparamos com eles, mas aí é que fala mais alto esse sentimento, a interação de todos: pais, professores, direção e demais funcionários, que, independentemente, da tarefa que desempenham, primeiramente são EDUCADORES POR EXCELÊNCIA.

A interação que me refiro (de todos) se torna imprescindível, porque "todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte". (Kondrade Adenaver), e é dessa mistura de "saberes" que a família ESTADUAL vem adentrando no mundo das conquistas, chegando alcançar o troféu "PROJETO ESCOLAS - REFERÊNCIA", que constitui na busca constante da reconstrução da excelência na escola pública.

O destaque de Escola Referência na comunidade lhe foi conferido, com base na sua história de sucesso até 2004. Ainda nesse ano, a escola, coletivamente, elaborou o PLANO DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO, estruturado pela unidade de pensamento, alicerçada numa reflexçao coletiva, partindo do conhecimento da sua própria realidade.

Também ainda foi implantado em 2004 o referido plano com a participação de todos da Família Estadual, sob orientação das Técnicas Pedagógicas da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas e nos anos 2005 e 2006 foram desenvolvidas todas as ações previstas nesse plano.

E em razão das conquistas advindas da sua execução, continuamos até hoje vivenciando seus pingos e respingos, o que muito bem tem norteado o nosso FAZER PEDAGÓGICO, alavanca que confere a qualquer Unidade de Ensino - o sucesso.

Desde 2007 a escola foi premiada com os cursos de informática (FIT). Até a presente data aconteceu a capacitação de 23 turmas - do Ensino Médio que tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades, competências e estimular sua criatividade. Avanço que lhes garante a inserção no mercado de trabalho - hoje tão competitivo. Foi repassado aos alunos os cursos de Multimídia - (Impress), Editoração Eletrônica e Montagem e Manutenção de Computadores (sendo os professores: Marília, Marise, Cláudia Fabiana, Dalmo e Marcelo).

A Escola, orgulhosamente, ainda destaca o Curso de Espanhol 2008 e 2009 ministrado para os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio; foram eles os contemplados, pelo fato de prestarem vestibular no final do ano (tendo como opção uma das línguas estrangeiras Espanhol e/ou Inglês na realização do vestibular).

Tal conquista só foi possível porque o Professor Wilson Barba Aguilera disponibilizou seu trabalho como voluntário.

A escola agradece ao professor Wilson, por esse ato de tamanha nobreza.

Em 2010, a Secretaria Estadual de educação disponibilizou para as escolas Públicas o Curso de espanhol - para alunos de primeiro ano do Ensino Médio, quatro turmas foram formadas em nossa instituição, sob a regência do professor Wilson Barba Aguilera.

O que também merece relevância é o Popular Cursinho, que em 2009, aconteceu pela 3ª vez, reconhecido, oficialmente, como Aprofundamento de Estudos.

O objetivo desse Aprofundamento de Estudos liberado pela SEE (Secretaria Estadual da Educação) é ampliar os conhecimentos adquiridos no período regular em que os alunos astão matriculados, uma vez que é oferecido extraturno (noturno).

A Escola Professor José Hugo Guimarães não tem medido esforços, para que seus alunos concluintes da Educação Básica enfrentem com mais propriedade, o fantasma aterrorizante chamado 'VESTIBULAR'.

Como colheita abundante deste investimento o sucesso da escola foi expressivo, visto que o número de aprovações dos nossos alunos superou a expectativa dessa nossa instituição.

Impossível falar do sucesso do Estadual sem historiar seu destaque na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas. (Competição nacional de Matemática entre as escolas públicas).

A I OBMEP iniciou-se em 2005 e o 'Estadual' foi contemplado com 12 Menções Honrosas. Na OBMEP II a escola foi premiada com uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq, 15 menções honrosas, premiação de estágio no IMPA para 'professora Marília'.

Na III OBMEP - realizada em 2007, o Estadual recebe as seguintes premiações: 22 menções honrosas, medalha de bronze e ainda a Bolsa de Iniciação Científica Jr. no CNPq, destinada ao aluno Elias José de Oliveira Júnior e novamente o estágio no IMPA para a professora Marília e a escola foi premiada com uma biblioteca básica de Matemática.

A partir de 2008 - o Estadual desenvolve o Projeto 'TOM' - Treinamento para Olimpíadas de Matemática (realizado por nível - uma vez por semana - sob a responsabilidade da professora Marília Gonçalvez de Moraes, trabalho que realiza com entusiasmo, muito incentivo enfocando o lema TODOS PODEM APRENDER MATEMÁTICA. A professora não é contemplada com remuneração específica para o desenvolvimento deste projeto e muito empenha para que cada encontro seja melhor que o anterior, evitando rotina, propiciando um clima agradável de estudos, crescimento e confiança, incentivando também os alunos para divulgação do projeto. No ano de 2009 contou com a colega Cleide Gontijo como parceira nesta luta.

O Estadual avança um pouco mais na IV OBMEP, foi contemplado com uma medalha de bronze - aluno Silvio Soares Paraguassu; 2 bolsas de Iniciação Científica Jr. do CNPq destinado aos alunos Silvio Soares Paraguassu e Vladenir Mendonça Carossa; 28 menções honrosas, concessão de mais um estágio IMPA - Professora Marília, em reconhecimento ao trabalho que executa com tanto ardor e zelo e novamente, a escola recebe mais uma biblioteca básica de matemática.

Na V OBMEP - as premiações foram uma medalha de prata, duas medalhas de bronze, 32 menções honrosas, 3 bolsas de iniciação Científica Jr. no CNPq para os alunos: Eduardo Barbosa Pereira, Gabriel Andrade Brandão, Paulo Alvez Rodrigues, uma placa de homenagem para a professora Marília e um troféu para a escola.

O estadual orgulha-se com toda essa conquista, e no ensejo parabeniza e agradece a professora Marília, incentivadora e batalhadora para que este sucesso seja cada vez maior e externa seu carinho especial a todos esses alunos que até o presente momentotêm elevado, expressivamente, o nome da escola estimulando ainda os demais com a frase: TODOS PODEM APRENDER MATEMÁTICA.

E agora neste ano de 2010, orgulhosos de pertencermos à Família Estadual, temos objetivos comuns e sonhamos juntos, nos motivando pelas tão sábias palavras de Dom Helder Câmara 'sonhou que se sonha só é apenas SONHO, sonho que se sonha junto já é realidade'.

E é dentro desta realidade que a Família estadual vem conscientizando e educando para a vida e o pleno exercício da cidadania, como o desenvolvimento de outros projetos tais como Projeto Chuá, Semeando, Proerd, Olimpíadas de Português, etc.

E é essa nossa busca contínua, que tem nos levado à ascenção sobre nós mesmos. Pois, o comprometimento dos professores com uma Educação de Qualidade leva-os a um aprimoramento de conhecimentos para melhoria de sua Prática Pedagógica em sala de aula, através do Projeto de Desenvolvimento Profissional (os grupos de estudos "GDPs").

Repaginando a história de nossa escola, fique por dentro de todo o caminhar ...
Foi criada em 30 de abril de 1964 - pelo governador José Magalhães Pinto, com a interveniência do prefeito de Carmo do Paranaíba da época, Zoroastro José da Silva, do presidente da Câmara Municipal 'Dr. José Cardoso Teixeira' (Juca Cardoso) e do Deputado Sinval Boaventura - tio do nosso atual prefeito Helder Costa Boaventura.

Em 1966, inaugurou-se o prédio próprio, cujo nome foi Ginásio Estadual São geraldo, em homenagem a um antigo educandário da cidade (hoje CAP).

Logo após colocou-se a escola na faixa dos GOT (Ginásio Orientados para Trabalho) o que transformou em colégio.

Ainda em 1966, criou-se o Curso Secundário do Segundo Ciclo e a escola passou a chamar-se escola Estadual São Geraldo de Primeiro e Segundo Graus.

Em 02/12/1983 foi autorizada a habilitação básica em Agro-pecuária e também saúde, com a finalidade de habilitar os jovens da época para a inserção no mercado de trabalho local.

Em 11 de agosto de 1984, merecidamente, a escola passou a chamar-se Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, homenagem justa, pelo proficiente trabalho que essa personalidade extraordinária realizou em prol da educação em todo município.

E nós, hoje, com todo carinho, muitas vezes referimos à escola também como FAMÍLIA ESTADUAL, sem deixar de reconhecer o valor do seu nome oficial; e caminhamos a passos seguros do real para o ideal, priorizando o sucesso do aluno - que é a realização desta Escola - Família.

Quarenta e seis anos de estadual com sucesso, resta-nos parabenizá-lo com muito orgulho.

FAMÍLIA ESTADUAL
Carmo do Paranaíba, 30 de abril de 2010

5 comentários:

  1. Eu estudo nesta escola, e ela é de mais!

    ResponderExcluir
  2. Esta escola é nota DEZ! Pena que esse é o meu último ano! Ano que vem em 2013 a UNIVERSIDADE que me espere! Pois pretendo sair de lá, formado em medicina! by: 3°"D" 2012 vj

    ResponderExcluir
  3. "Ai ai ia iai ai ai, não tem jeito de te esquecer, você de mim não sai, minha vida sem você não tem sentidoooooo, eu não aguento mais, vocêde mim não sai"! Muito obrigado FAMÍLIA ESTADUAL por me acolher com muito carinho!

    ResponderExcluir
  4. Adoroo essa escola. Espero que melhore a cada dia mais. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. adoro essa escola entrei esse ano de 2012 mais ja estou gostando, ela é 10 ela é 1000 é a melhor so Brasil!!!!!!!!!

    ResponderExcluir